Revista Científica BSSP
https://www.revistacientificabssp.com.br/article/620d8baba9539527f658f133
Revista Científica BSSP
Artigo Científico

De Estranho ao Desejado Possíveis percursos para a exportação de produtos  étnicos através da produção de significados desejáveis

Rodrigo Solano

Downloads: 0
Views: 132

Resumo

Produtos considerados étnicos teoricamente possuem um lastro com sua cultura de origem sendo potencialmente desconhecidos ou interpretados como estranhos em contextos culturais diferentes. Evocando bases conceituais semiótico-psicanalíticas, o produto na condição de estranho (unheimliche) poderia ser interpretado como indesejável o que estaria na contramão dos objetivos de uma estratégia de branding. Com essa hipótese em vista, e a partir dos exemplos “champagne” e “açaí” o artigo esboça um possível percurso favorável para o desenvolvimento do marketing intercultural para produtos étnicos brasileiros através da midiatização.

Palavras-chave

produtos étnicos, interculturalidade, semiótica psicanalítica, mediatização

Publicado em:
16/02/2022

620d8baba9539527f658f133 rcbssp Articles
Links & Downloads

RCBSSP

Share this page
Page Sections