Revista Científica BSSP
https://www.revistacientificabssp.com.br/article/62045a7ca9539559397940b5
Revista Científica BSSP
Artigo Científico

Inclusão da Libras como Disciplina no Ensino Fundamental

Gabryella Alves da Silva; Josikellry Viana de Viveiros Silva; Gláucia Yoshida

Downloads: 0
Views: 201

Resumo

O presente estudo aborda a inclusão da disciplina de Libras nas escolas de ensino regular; em especial, no Ensino Fundamental. A escolha do tema ocorreu em virtude da dificuldade que pessoas surdas encontram para se comunicar com seus interlocutores nos mais variados espaços da sociedade. As hipóteses levantadas inicialmente foram: a Libras permite a comunicação de crianças ouvintes com crianças surdas; a disciplina de Libras proporciona a interação do professor com alunos surdos no Ensino Fundamental; a disciplina de Libras, no Ensino Fundamental, inclui os educandos surdos no ambiente escolar. Para a consecução do estudo, foi empregada a pesquisa bibliográfica, isto é, foram consultados artigos científicos e trabalhos publicados em anais de eventos. Após a pesquisa, duas das três hipóteses foram confirmadas, como mostrou a literatura. Mesmo tendo o acompanhamento de um intérprete em sala, o educando surdo não se sente incluído, devido à falta de uma sala de aula adequada, com recursos visuais, e professores capacitados.

Palavras-chave

Libras; Inclusão Social; Surdos

Publicado em:
10/02/2022

62045a7ca9539559397940b5 rcbssp Articles
Links & Downloads

RCBSSP

Share this page
Page Sections